28/04 a 03/05 - Arte Cine SESC - Mostra do Cinema Francês Contemporâneo

28/04 a 02/05, às 20h, no Teatro SESC
Rua Jorge Czerniewicz, 633

03/05, às 15h e às 18h, no Teatro SESC
Rua Jorge Czerniewicz, 633


28/04 - "A esquiva - L'Esquive" (França, 2004)
Diretor: Abdelattif Kechiche
Gênero: Comédia Dramática
Duração: 117min


Em um conjunto habitacional no subúrbio parisiense, um anjo passa declamando apaixonadamente versos da peça "Le Jeu de l'amour et du hasard". É Lydia, embalada por Marivaux e às voltas com os ensaios do espetáculo a ser montado por sua turma de sala de aula para as festividades da escola. Já Abdelkrim, apelidado de "Krimo", no auge de seus 15 anos, é arriado pela sua colega de sala. Ele que se arrasta levando seu tédio pelas quebradas suburbanas em companhia de sua turma, descobre repentinamente o amor.
Mas Krimo não é do gênero expansivo, além de ter que manter a fachada. Então, como se declarar à garota sem perder a pose? Uma solução se impõe: corromper seu amigo Rachid, parceiro de cena com Lydia, para obter o papel de Arlequim.
O que Krimo não ousa dizer, Marivaux o fará em seu lugar! Mas a astuciosa manobra torna-se verdadeira odisséia para Krimo, apavorado com a amplitude do texto e as exigências implacáveis de sua professora de francês. Kim encontrará as palavras a serem ditas antes que o boato, as ciumeiras e as inimizades se metam em seu caminho?


29/04 - "A França - La France" (França, 2007)
Diretor: Serze Bozon
Gênero: Drama
Duração: 102min


No outono de 1917, a guerra prossegue. A milhas de distância do campo de batalha, a jovem Camille leva uma vida marcada pelas notícias que seu marido manda do front.
Um dia ela recebe uma carta em que ele termina com o casamento. Desnorteada e determinada a continuar a qualquer custo, Camille decide se disfarçar de homem para encontrá-lo. Ela segue direto ao front de guerra, cortando caminho pelos campos para evitar as autoridades. Numa floresta, passa por um pequeno grupo de soldados que não suspeita de sua identidade. Ela os segue e assim embarca numa nova vida e, conforme os dias e as noites passam, descobre o que nunca poderia imaginar, o que seu marido nunca lhe contou e o que seus novos companheiros irão evitar lhe mostrar: a verdadeira França.


30/04 - "Até já - À tout de suite" (França, 2004)
Diretor: Benoit Jacquot
Gênero: Drama
Duração: 95min


Ao desligar o telefone depois de um "até já" do namorado, descobre que aquele que ela ama, aquele "príncipe", é um bandido. E ele acaba de cometer um assalto: há mortos.
Estamos nos anos 70, ela tem 19 anos e, como num sonho acordado, salta do espaço restrito do apartamento paterno - de longos corredores, num belo bairro - e mergulha de cabeça numa geografia fugitiva - da Espanha para o Marrocos e para a Grécia - passando de uma vida de garota normal para a vida que ela escolheu, com suas delícias e consequências.


01/05 - "De Volta À Normandia" (2006)
Direção: Nicolas Philbert
Duração: 113 minutos
Classificação: Livre


Em 1975, Philibert foi assistente de direção de René Allio em Eu, Pierre Rivière, que degolei minha mãe, minha irmã e meu irmão. Filmado na Normandia, a alguns quilômetros de onde aconteceu o triplo assassinato, o traço mais especial do trabalho de Allio era o fato de que todos os personagens do filme foram interpretados por camponeses da região. Trinta anos depois, Philibert retorna à Normandia para reencontrar estes atores de ocasião, personagens da vida real.


02/05 - "O Último dos Loucos" (2006)
Direção: Laurent Achard
Duração: 96 minutos
Classificação: 14 anos


Martin tem onze anos, vive na fazenda de seus pais e observa, desamparado, a desunião de sua família: a mãe vive enfurnada em seu quarto, o irmão mais velho afoga-se no álcool enquanto o pai é dominado pela avó. O menino assiste um desastre familiar, mas Mistigri, seu gato, e Malika, uma amiga marroquina, procuram reconfortá-lo.


03/05, às 15h - "Assassinas" (2006)
Direção: Patrick Grandperret
Duração: 97 minutos
Classsificação: 14 anos


Nina e Lizzy estão internadas em um sanatório: Nina sente-se culpada pela morte do pai e tornou-se depressiva por conta deste evento trágico; Lizzy tenta superar suas instabilidades depois de uma tentativa de suicídio. Elas acabam fugindo da clínica para pichar a cidade, mas os eventos não correm de acordo com o imaginado.


03/05, às 18h - “Povoado Number One” (2006)
Direção: Rabah Ameur
Duração: 100 minutos
Classificação: LIVRE


Mal saiu da prisão, Kamel é expulso da França para seu país de origem, a Argélia. O exílio forçado o leva a observar com lucidez um país em plena transformação dividido entre o desejo de modernidade e o peso das tradições ancestrais.



Mais informações:
Site Sesc / (47)3275-7818